segunda-feira, 1 de julho de 2013

tudo de bom

Dieta da barriga chapada

Não importa o que você faça que a barriguinha continua lá? Nada de desespero, essa teimosa tem solução. Mudanças simples de hábito e na alimentação podem fazer toda a diferença na conquista de um abdômen reto e lisinho.


            



Barriga saliente?


Se existe uma coisa que tira as mulheres do sério - ainda mais no verão - é a barriga saliente. Muitas seguem a dieta à risca, fazem exercício regularmente e emagrecem, mas a danada insiste em permanecer na área. Onde está o erro? Provavelmente, na seleção dos alimentos e de hábitos que favorecem o volume no abdômen. Entre os maiores inimigos da barriga lisinha estão as comidas que fermentam e deixam você estufada e, por isso, devem ser consumidas com cautela. Carboidratos refinados (açúcar, farinha branca), cerveja e bebidas gasosas são os campeões da lista. Mas você também pode se sentir inchada quando come feijão, repolho ou outros grãos e crucíferas (couve-flor, repolho). Ou, ainda, quando exagera nos produtos com muito sódio - famoso por fazer o corpo reter líquido em excesso. Tão importante quanto diminuir a porção desses itens é pensar no contra-ataque consumindo alimentos ricos em fibras e água. É o caso das frutas e folhas e dos legumes. Aumente ainda a frequência com que você consome cereais integrais para estimular o bom funcionamento do intestino. Mas o sucesso do projeto abdômen chapado também depende de hábitos saudáveis como estes: • Evitar comer rápido e beber muito líquido na refeição. Do contrário, você favorece a fermentação dos alimentos. • Preservar o sono. Noites maldormidas aumentam o apetite e interferem na produção do hormônio cortisol, que, em níveis elevados, faz o organismo estocar gordura. • Cuidar da postura. Manter os ombros abertos e a coluna ereta dá impressão de que você é mais alta e mais magra. Interessada em mais estratégias antipneus? Existe uma turma de alimentos com o poder de queimar gordura na região da cintura. Entre os mais falados no momento estão o óleo de coco e a semente de chia. Quatro especialistas sugerem outros sete aliados para você incluir no cardápio e chapar de vez o abdômen! Faça o teste e conte para a gente o resultado.

Menu seca-barriga

Preparado com a ajuda da nutricionista Alessandra Rodrigues, este cardápio - de 1300 calorias diárias - vai ajudá-la pôr um fim na barriga e a enxugar até 5 quilos em um mês

Em jejum Consuma 1 col. (sopa) de óleo de coco puro (em temperatura ambiente, tem consistência pastosa). Se preferir, misture-o no iogurte ou na fruta picada (nesse caso, aqueça em banho-maria para ficar líquido) até completar de 3 a 4 colheres no dia.

Café da manhã Todos os dias, beba de 3 a 5 xícaras de chá verde ou branco sem açúcar (ou com adoçante).

Opção 1: 2 fatias de pão integral light + 4 fatias de peito de peru light

Opção 2: 1 taça pequena com frutas picadas + 1 col. (sopa) de aveia + 1 col. (sopa) de óleo de coco + 1 pote de iogurte desnatado

Opção 3: 1 pão francês sem miolo + 1 omelete de 2 claras com tomate e manjericão fresco

Opção 4: 2 torradas integrais light + 1 col. (sopa) de queijo cremoso light (cream cheese, requeijão light, creme de ricota)

Lanche da manhã Todos os dias, beba de 1 a 2 xícaras de chá diurético (veja quadro "Chás aliados da boa forma").

Opção 1: 6 morangos ou 1 ameixa vermelha

Opção 2: 1/2 papaia ou 3 ameixas secas

Opção 3: 2 colheres (sopa) de abacate puro ou com limão e adoçante

Almoço Todos os dias, polvilhe na salada 2 col. (sopa) de mix antibarriga: triture 1 castanha-do-pará + 1 col. (chá) de cada uma destas sementes: girassol sem a casca + gergelim + linhaça. Leve uma porção do mix na bolsa, em um potinho, para consumir no restaurante ou use no jantar.

Opção 1: Salada de folhas verdes e tomate-cereja à vontade + 1 filè (150 g) de salmão grelhado com limão + 2 col. (sopa) de arroz integral ou 4 batatas bolinhas cozidas com casca + 2 fatias de melão

Opção 2: Salada de folhas verdes e beterraba ralada à vontade + 1 filé (100 g) de frango grelhado + 2 col. (sopa) de arroz integral + 2 col. (sopa) de suflê integral de queijo (ou 1 forminha individual) + 2 fatias de abacaxi

Opção 3: Salada de folhas verdes e pepino em rodelas à vontade + 1 medalhão (100 g) de filé-mignon grelhado com alecrim e tomilho fresco (opcional) + 1/2 batata-doce cozida ou 3 batatas bolinhas cozidas com casca + 1 mexerica

Opção 4: Salada de folhas verdes à vontade + 1 xíc. (chá) de macarrão integral com molho ao sugo e gotas de pimenta + 1 fatia fina de melancia

Lanche da tarde De 1 a 2 xícaras de chá desintoxicante (veja "Chás aliados da boa forma" abaixo)

Opção 1: 2 torradas integrais light + 4 fatias de peito de peru light

Opção 2: 1 pote de iogurte probiótico light + 1 maçã

Opção 3: 1 pão sírio integral médio + 2 col. (sopa) de coalhada seca + 1 col. (chá) de azeite extravirgem
Opção 4: 1 fatia fina (espessura de 2 dedos) de bolo de banana com aveia e canela

Jantar 
Opção 1: Salada de folhas verdes e cenoura ralada à vontade + 2 sobrecoxas de frango pequenas assadas e temperadas com mostarda e molho inglês (opcional)

Opção 2: Salada de folhas verdes, tomate-cereja e manjericão à vontade + omelete (feita com 1 ovo, 2 claras, tomate e salsinha)

Opção 3: Salada de folhas verdes à vontade + 4 col. (sopa) tabule de quinua com abacate (veja receita) ou 4 col. (sopa) de quinua cozida + 2 col. (sopa) de cubinhos de abacate para juntar à salada de folhas

Opção 4: Salada de folhas verdes com erva-doce em cubinhos à vontade + 1 filé (200 g) de linguado no papelote (veja receita) ou qualquer outro filé de peixe branco grelhado ou assado com legumes • Tempere as saladas com 1 col. (sobremesa) de azeite extravirgem, 1 col. (sobremesa) de vinagre e 1 pitada de sal.

Antes de dormir 

Todos as noites, beba 1 xícara de chá anticompulsão (veja "Chás aliados da boa forma" abaixo). 

Chás aliados da boa forma 
Para cada chá, você deve combinar três ervas ou especiarias diferentes 

Diuréticos * Chá branco + hibisco + carqueja 
* Chá verde + boldo + cavalinha 
* Carqueja + centelha + cavalinha 

Desintoxicantes * Alecrim + camomila + hortelã 
* Macela + centelha + erva-doce 

Como fazer: misture as três ervas e coloque 1 col. (sopa) em 1 litro de água bem quente, mas não fervente e deixe em imersão por 10 minutos. Coe e beba quente, morno ou gelado. 

Anticompulsão * 4 cravos + 1 canela em pau + 1 pedaço (3 cm) de gengibre 
* 1 anis + 1/2 fava de baunilha 

Como fazer: coloque as especiarias em meio litro de água bem quente, mas não fervente e deixe em imersão por 10 minutos. Coe e beba quente, morno ou gelado. 

Obs.: todos os chás devem ser consumidos em até 24 horas e, nesse período, guardados em embalagem de vidro, na geladeira ou em ambiente abrigado da luz.



Nenhum comentário:

Postar um comentário